29 novembro 2019

Terceira Idade realiza confraternização natalina

O final do ano está chegando e os momentos de confraternização também. Os primeiros a começarem as festividades foram os Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do centro da cidade, que, na tarde desta sexta-feira (29), realizaram uma comemoração natalina no Centro dos Idosos de Monte Alegre (CIMA).
Como de costume nos eventos da terceira idade, o evento começou com muito forró de um trio pé de serra. Em seguida, o Coral Flor da Manhã realizou uma apresentação de canções natalinas. O SCFV é promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social. O Secretário, Eduardo Lincoln, e a Secretária Adjunta, Renata Lima, estiveram presentes.
A confraternização contou também com um lanche e sorteio de brindes para os presentes. Participaram também a primeira-dama, Aparecida Rodrigues, a Secretária de Administração, Cláudia Paiva e o controlador do município, André Rodrigues.











CONHEÇA NOSSOS SETORES: Cadastro Único e Bolsa Família



CONHEÇA NOSSOS SETORES 👥 | O Cadastro Único é a porta de entrada para vários Programas Sociais, como o Bolsa Família. Ele funciona como um mapa para o governo identificar e caracterizar as necessidades da população de baixa renda. Com o Cadastro Único é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias e, a partir das informações sobre todo o núcleo familiar, das características do domicílio, desenvolver formas para que essa parcela da população tenha acesso aos serviços públicos essenciais.


Caravana da Cidadania; Documentos já disponíveis para entrega



Informamos que as cédulas de identidade já estão sendo entregues na recepção da prefeitura. Destacamos que o documento não será entregue à terceiros, apenas ao requerente.

28 novembro 2019

Coral Flor da Manhã realiza seu ensaio semanal

Nesta terça-feira (26), o Coral Flor da Manhã, realizou mais uma de suas reuniões. Na oportunidade, o facilitador de música André Gomes ministrou uma aula com os participantes. Promovidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Terceira Idade (SCFV), os encontros acontecem semanalmente.


27 novembro 2019

Grupos de violino e flauta doce realizam ensaio semanal


Toda semana os grupos "Harmonia" e "Doce Harmonia" se reúnem no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Comum para ter aulas de música ministradas pelo facilitador André Gomes. Nesta terça-feira (27), aconteceu mais um desses encontros. As aulas são voltadas para os instrumentos violino e flauta doce e fazem parte de um dos projetos implementados pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na localidade, o grupo conta com o apoio do Subcoordenador João Maria. São ofertadas também aulas de flauta doce nos Serviços do Bairro da Esperança e do Sobrado. 



Formação sobre Prevenção da Obesidade Infantil acontece no município


Preocupados com a saúde dos montealegrenses e cumprindo a agenda do SELO UNICEF, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação sobre a Prevenção da Obesidade Infantil. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre, no centro da cidade.
A abertura do evento contou com uma dinâmica realizada pelo educador físico Ellen Sóstenes e pela psicóloga Iara Azevedo, ambos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e da Atenção Básica (NASF). A Secretária Municipal de Saúde, Maria Emília Pinheiro, reafirmou a importância de continuar discutindo sobre a temática do evento. “Estamos cumprindo uma agenda, mas é necessário permanecer debatendo esse assunto e reforçando o cuidado com a qualidade de vida das nossas crianças”, afirmou.
Com o tema “Obesidade Infantil: um tema que deve ser falado!”, a formação foi iniciada com uma palestra sobre a alimentação nos anos iniciais, ministrada pela nutricionista Joana Paula. Em seguida, Mariana Xavier, também nutricionista, apresentou alguns dados sobre a obesidade infantil. Para finalizar, Waleska Mayara, que também é profissional da área, finalizou o momento de formação.
Para encerrar, a equipe do NASF realizou uma outra dinâmica, dessa vez, fazendo todo mundo se movimentar. A formação foi voltada para profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social e contou com a participação da vice-prefeita do município, Lucineide Paiva, do controlador do município, André Rodrigues, da Secretária de Administração Cláudia Paiva, do Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Soares, do Secretário Adjunto Alisson Igo, do Secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social Eduardo Lincoln, da Secretária Adjunta, Renata Lima.











25 novembro 2019

Monte Alegre: 66 anos de emancipação

A imagem pode conter: texto

Hoje é dia de comemorar! São 66 anos de história de um povo trabalhador, alegre e do bem. Monte Alegre é terra de gente acolhedora e berço de cultura. Capital dos Festivais de Quadrilhas Juninas e das vaquejadas. A Prefeitura de Monte Alegre parabeniza esse lugar tão lindo e a todos os montealegrenses! 

22 novembro 2019

Arena esportiva do Tremedais recebe serviços de pintura


A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou serviços de reparo e pintura na arena dos Tremedais. A ação visa revitalizar o espaço e deixa-lo apropriado para as práticas esportivas.
Na oportunidade, a Secretaria entregou materiais esportivos, como bolas e redes de vôlei e de futebol de areia.




Rede de Proteção de Assistência Social se reúne para discutir casos em acompanhamento

Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada uma reunião da Rede de Proteção com os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Cadastro Único. O encontro teve como objetivo discutir os casos em acompanhamento.

A Rede de Proteção visa prevenir e acompanhar situações de risco. Destina-se á população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou da fragilização de vínculos afetivos. 

21 novembro 2019

ESF do Comum realiza ação alusiva ao Novembro Azul

Na manhã desta quinta-feira (21) a Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Comum realizou um encontro com o público masculino, alusivo ao Novembro Azul, na Unidade Básica de Saúde. A enfermeira Gabriela Lima abriu a ação falando o quanto é importante cuidar da saúde, enfatizando que a prevenção é sempre o melhor caminho. A reunião também teve a contribuição da cirurgiã dentista, Dra. Luciana Caldas, que trabalhou a notabilidade da Saúde Bucal e como prevenir afecções relacionadas a temática.
O momento contou com o apoio do fisioterapeuta, Daniel Câmara, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (NASF-AB), que ministrou uma palestra sobre a "Prevenção do Câncer de Próstata", destacando os cuidados com a saúde e qualidade de vida do homem. O fisioterapeuta ainda realizou um alongamento e exercícios com bastões com o público presente. A atividade foi finalizada com prescrição do exame PSA, aferição de pressão arterial, verificação de HGT, distribuição de brindes e um lanche.









Equipe de Infraestrutura passa por treinamento de novo sistema de gestão de recursos federais


O Secretário de Infraestrutura Diego Brito e o Secretário Adjunto de Urbanismo Yuri Victor estão em treinamento junto a Plataforma+Brasil, novo sistema de gestão de recursos federais, criado em substituição ao SICONV. O curso acontece no Rio de Janeiro, no período de 21 a 24 de novembro e tem a participação de diversos órgãos municipais do Brasil.

NUCA realiza mais um dos desafios do Selo Unicef

Na manhã desta quinta-feira (21), o tutor Allison Igo realizou mais um dos desafios propostos pela Agenda do Selo Unicef. A ação foi realizada com a participação dos participantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O desafio de número 5 tem como objetivo “Promover a educação para a cidadania democrática”. Foi, então, realizada uma roda de conversa sobre participação política. A atividade busca incentivar que os participantes reflitam sobre a contribuição dos adolescentes no processo eleitoral por meio do voto.