Estudantes de ensino médio poderão fazer cursos simultaneamente à formação regular
O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Medio Tec, um braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para a formação técnica e profissional de estudantes do ensino médio.
O Medio Tec antecipa um dos aspectos da reforma do ensino médio, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas ainda depende de aprovação do Senado para entrar em vigor.
No novo formato apresentado previsto pela Medida Provisória 746, que instituiu a reforma, o ensino médio passará a ser composto por um núcleo básico de disciplinas e cinco itinerários formativos optativos – o estudante poderá escolher um ou mais itinerários. Um deles é a formação técnica profissionalizante, além de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
No Medio Tec, serão oferecidos cursos técnicos simultâneos ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas (federal, estadual e municipal) de educação.
Para definir os cursos, o MEC e parceiros do Pronatec (ministérios e secretarias estaduais de educação, entre outros) vão realizar um mapeamento das necessidades do mercado de trabalho. O objetivo é criar uma sinergia entre as necessidades do mercado de trabalho e os cursos ofertados, a fim de ampliar as chances dos estudantes conseguirem um emprego após
O MEC vai destinar R$ 700 milhões ao programa em 2017, oferecendo 82 mil vagas. Durante o programa, os estudantes farão estágio em empresas.
Maiores informações no site do Ministério da Educação: portal.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário