Diante do crescente aumento do índice de HIV/AIDS, surgiu-se uma reflexão da forma como a saúde pública deveria tratar tal assunto. Para conseguir atingir esses desafios, o Ministério da Saúde passou a valer-se de diversas estratégias. Entre elas, está a descentralização das ações de prevenção para a Atenção Básica, sendo essa regida pelo município, possibilitando maior cobertura e acessibilidade dos usuários do SUS à prevenção ao HIV. Desde os anos 1990, a incorporação da prevenção das DST/AIDS na atenção básica é internacionalmente recomendada.
Tais ações promoção da saúde surgiu como importante resposta para a reestruturação da atenção nesta área face às constantes mudanças sociais, políticas e culturais. Esse dinamismo certamente impediu que a epidemia alcançasse níveis mais elevados, passando a apresentar um perfil estabilizado na população geral – embora as novas infecções pelo HIV em alguns subgrupos populacionais possuam taxa de prevalência muito superior à média nacional.
Diante de tal realidade o município de Monte Alegre, por meio da Secretária Municipal de Saúde, vem trabalhando durante todo o ano com ações educativas, sendo elas intensificadas no Dezembro Vermelho, onde durante está semana todas as unidades de saúde, vem trabalhando com palestras, roda de conversa, dinâmicas e realização de testes rápidos, com intuito de conscientizar a população e esclarecer seus riscos e forma de prevenção.
Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Prevenir sempre é a melhor saída.
Confira as ações nas fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário