27 abril 2018

Semana de Prevenção à Hipertensão Arterial é realizada em Monte Alegre


Começou desde o dia 23, a Semana de Prevenção à Hipertensão Arterial (PA), promovida pela Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

Durante essa Semana, houve em todas as UBSs , atividades educativas direcionadas a prevenção e tratamento da hipertensão, onde foi distribuídos materiais informativos sobre a doença. Além disso, a população contou com o serviço de aferição de PA, palestras em sala de espera sobre atividades física, alimentação saudável e hipertensão.
O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril, durante essa semana as Unidades Básicas de Saúde estão dando um foco maior a prevenção dessa patologia.

Esta campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Conhecida popularmente como “assassina silenciosa”, ela causa algumas doenças como o acidente vascular cerebral, infarto do coração, insuficiência cardíaca e renal. Seus principais sintomas são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

Os fatores que podem levar a hipertensão são o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (ingesta excessiva do sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Procure sua unidade e participe dessa campanha.

Confira nas fotos como foi:






 

















 



25 abril 2018

Início da pavimentação da Rua Patrícia Paiva, no Bairro da Esperança

A Prefeitura de Monte Alegre não para! Desta vez iniciou a pavimentação da Rua Patrícia Paiva, no Bairro da Esperança.

#MaisTrabalhoMaisCidadania

24 abril 2018

Abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2018

A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, realizou nessa segunda-feira (23), no Ginásio Poliesportivo Osmundo Faria, a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal 2018. O evento faz parte do calendário municipal de esportes.



A noite foi marcada por duas partidas. Uma na categoria feminina e outra na categoria masculina. As equipes se esforçaram bastante para proporcionar um belíssimo espetáculo para as torcidas. O público presente, vibrou com cada lance, e comemorou quando os gols saíram. 







Final do Campeonato Municipal de Futebol Categoria Veterano 2018


No último sábado (21) a nossa cidade prestigiou a final do Campeonato Municipal de Futebol Categoria Veterano. O evento, que teve início no dia 03/03, foi realizado pela Prefeitura de Monte Alegre através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Estiveram presentes, o Prefeito Severino Rodrigues, a Vice-Prefeita, Lucineide Paiva, o Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Ananias, Procurador Adjunto do município, Silvio Lamartine, e população em geral.
As equipes que foram até a grande final, foram: "América do Cajueiro" e "Esperança FC". O jogo foi bastante disputado, as torcidas se agitaram, o espetáculo foi bonito. No fim a equipe do "Esperança FC saiu campeã. Ouve também a disputa do 3º lugar, onde se enfrentaram as equipes "São Caetano" e "União".
A Secretaria Municipal de Esporte, homenageou nesta edição do Campeonato o desportista, José Augusto, mais conhecido como Zequinha.
No momento, também foi homenageado os componentes do Conselho Disciplinar do Campeonato, na pessoa de, Silvio Lamartine.


Resultado final:

1º Esperança FC

2º América do Cajueiro

3º São Caetano

4º União

Escola Municipal MARIA NILZA, do bairro da Esperança é a GRANDE CAMPEÃ dos II Jogos Escolares Indígenas de Monte Alegre-RN

Nesta sexta-feira dia 20 de abril ocorreu o encerramento dos II Jogos Escolares Indígenas de Monte Alegre, promovidos pela Prefeitura Municipal de Monte Alegre através da Coordenação de Desporto Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo participaram da fase final entre os dias 16 e 20 de abril, semana do índio, cerca de 1.000 crianças do Ensino Fundamental I, que disputaram 8 modalidades envolvendo esporte, arte, cultura e educação. Para a ocasião, a equipe organizadora agradece a todos que colaboraram de alguma forma para que o sucesso fosse abrangente.


Ao final dos II Jogos Escolares Indígenas, venceu a Escola Municipal Maria Nilza, do bairro da Esperança, com o total de 9 medalhas. A comunidade escolar está muito feliz com o resultado certa vez que a conquista vitoriosa traduz o empenho de todos os envolvidos naquela instituição escolar para que o sucesso da escola seja para toda a comunidade. Certamente que a população do bairro da Esperança também está mais feliz vendo que bons projetos como os Jogos Escolares Indígenas e as crianças participando são a esperança contra os muitos problemas que assolam a nossa sociedade. Ao final, o objetivo maior foi cumprido, sociabilizando nossas crianças através do resgate de nossa cultura ancestral indígena.



A Escola Municipal Maria Nilza recebeu o troféu de Campeã Geral comemorando muito o feito coletivo de muitas mãos que colaboraram para o sucesso.



O quadro geral de medalhas a seguir apresenta os resultados das medalhas das escolas para as modalidades disputadas.

Outras Imagens do último dia de competições:



Número de pessoas com Aids vem aumentando no Rio Grande do Norte


Nos últimos 10 anos, o RN contabilizou 1,449 casos de HIV notificados no Ministério da Saúde; coordenador da Sesap aponta aumento expressivo da doença

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reconhece que o número de pessoas com HIV/AIDS tem aumentado consideravelmente no Rio Grande do Norte, em ambos os sexos. De acordo com o Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), em 2017 houve um aumento de 19,7% nos casos notificados de Aids em pessoas a partir dos 13 anos com relação ao ano anterior. Nos últimos 10 anos, o RN contabilizou 1,449 casos de HIV notificados no MS.

No entanto, segundo o coordenador Sérgio Fabiano Cabral, responsável pelo Programa IST/Aids da Sesap, além desses casos notificados, existem as subnotificações – quando a pessoa é diagnosticada com o vírus HIV, mas não procura tratamento junto ao serviço público especializado. Com base nesses dados, ele contabiliza um aumento ainda maior no número de soropositivos no RN: 50% (homens) e 30% (mulheres).

As subnotificações, explica Sérgio Fabiano, são observadas durante as ações de rua, principalmente durante as edições do projeto Vila Cidadã e nos grandes eventos públicos, a exemplo do Carnaval, Réveillon e festas juninas. “Executamos o teste rápido e com 15 minutos sabemos se a pessoa é soropositiva ou não. O problema é que muitos, por questão de medo do preconceito, deixam de procurar o atendimento. Além disso, tem aqueles que evitam fazer o teste, por algum motivo. Muita gente tem o vírus e não sabe, principalmente os heterossexuais jovens, adultos e idosos”.

Para ele, o aumento no número de pessoas com Aids é ocasionado pela falta de informação sobre a doença. “Tenho observado que as campanhas educativas do Governo Federal, praticamente, inexistem na mídia. Por isso, a Sesap vem intensificando as estratégias de prevenção e diagnóstico junto aos municípios. São testes rápidos, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de orientações técnicas sobre o tratamento. Nos hospitais do Estado, não faltam antirretrovirais. É uma situação extremamente preocupante, que nos leva a buscar apoio não só aos entes públicos, mas à sociedade civil. É preciso que toda a população esteja engajada nessa luta”, afirmou.

AIDS é uma doença crônica que não tem cura e atinge o sistema imunológico, podendo levar à morte quando não tratada. O indivíduo que sofre de AIDS tem a sua imunidade enfraquecida contra as infecções ou tumores. Diante disso, o coordenador do Programa IST/Aids lembra que, quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maior qualidade de vida o soropositivo terá. O atendimento ocorre nos hospitais Giselda Trigueiro (Natal) e Rafael Fernandes (Mossoró), além das unidades especializadas da Sesap.


PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)

A PEP é uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de

medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como:
Violência sexual;
Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha);
Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

A PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas 2 (duas) primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias.

A PEP é uma medida preventiva de emergência e, por isso, não serve como substituta à camisinha.


Fonte: agorarn.com.br/destaques/numero-de-pessoas-com-aids-vem-aumentando-no-rio-grande-do-norte/



20 abril 2018

Abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2018

A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizará, na próxima segunda-feira, (23) a abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2018. O evento ocorrerá às 19 horas no Ginásio Poliesportivo Osmundo Faria. 

As 61 equipes participarão da competição, dividas entre as categorias: para as Categorias Sub 13, Sub 15, Sub 17, Feminino, Veterano e Adulto. Mais de 600 atletas deverão disputar o campeonato que se estenderá até 08 de Junho. As partidas do sub 13 e sub 15 ocorrerão no horário matutino, os demais acontecerão sempre no horário noturno, no ginásio de esportes.

Participe!!

Final do 3º Campeonato Municipal de Futebol Categoria Veterano 2018

O Campeonato de Futebol Categoria Veterano 2018 definiu os confrontos da Final. Os jogos da final serão realizados amanhã, dia 21, a partir das 14h00.


Disputando pelo 3º e 4º lugar, estarão União contra São Caetano. Já a disputa pelo 1º e 2º lugar estarão Esperança contra América do Cajueiro.

Artilharia do Campeonato até o momento:

- Iranilson Ribeiro (Milan) - 07 gols
- Jailson Roseno (Esperança) - 06 gols
- Carlos Antônio (União) - 04 gols
- José Josiel (América) - 04 gols

Participe desta grande final!





Campanha de Vacinação contra a gripe em Monte Alegre

A Campanha de Vacinação contra a gripe terá início dia 23 de abril e segue até 1 de junho, sendo dia "D" 12 de maio, em Monte Alegre.

A imunização protege contra três tipos dos vírus: A H1N1, A H3N2 e a Influenza B. A vacina estará sendo disponibilizada em todas as unidades de saúde direcionada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos), e povos indígenas.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza , desenvolvida pelo Ministério da saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento da Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, objetiva reduzir as complicações, as intervenções e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. O município não tem registro de casos da gripe pelo vírus influenza.

"A vacinação é o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas, a exemplo da gripe, reduzindo complicações das vias respiratórias e pneumonia. Recomendamos, juntamente com o Ministério da Saúde, que todas as pessoas integradas ao público alvo compareçam às unidades de saúde para receberem a dose vacinal", informa a Secretária Municipal de Saúde, Maria Emília.

Planejamento para a realização da Campanha Nacional de Vacinação

Nos dias 18 e 19/04 foram realizadas reuniões com as equipes de saúde da família para realizarmos o planejamento para a realização da Campanha Nacional de Vacinação que terá início segunda-feira, dia 23 e seguirá até 01 de junho, com o dia D de mobilização nacional em 12 de maio.

No momento foi realizado todo planejamento e organização para que possamos atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde para cada grupo prioritário e poder realizar um atendimento de qualidade a todo público alvo da referida campanha.