A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta na manhã desta terça-feira (26) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso Fátima Cavalcanti. O evento foi aberto pela coordenadora do serviço, Fátima Cavalcanti.
A evento foi promovido pela Prefeitura de Monte Alegre, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
O evento teve início com apresentação cultural do Coral da 3ª Idade Flor da Manhã e contou com a palestra magna: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Publicas”, ministrada pela Adna Dias de Sousa Martins, advogada e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A atividade enfatizou o tema central da conferência, a qualidade de vida e o combate à violência contra os idosos.
Para o secretário de Assistência Social, Eduardo Lincoln Neves, a ação é como um suporte para estas garantias. “Estamos prestigiando a construção das tratativas para melhorar a vida das pessoas da melhor idade. É fundamental a participação efetiva de cada parcela que compõe a conferência”, destacou.
O debate é voltado para diversos eixos, classificados na seguinte ordem: Eixo I – Direitos fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana, Eixo III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa. Eixo IV - Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Na oportunidade, foram eleitos os delegados que vão representar o município na edição estadual da Conferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário