A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Endemias iniciou nesta terça-feira (18) uma ação nas escolas do município para identificar e prevenir casos de tracoma, uma doença ocular que atinge principalmente crianças e que, se não for tratada, pode levar a cegueira.
Segundo o Coordenador de Endemias, Canindé Dantas, todos os alunos que forem diagnosticados com a doença devem receber o medicamento à base de antibiótico, que é disponibilizado de forma gratuita. “Além de dar a medicação, uma equipe do Estratégia Saúde da Família deve visitar a casa da família da criança diagnosticada com a doença, e depois de seis meses vamos avaliar se a criança foi tratada ou não”, explica o coordenador.
A DOENÇA
De acordo com a coordenação, o tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. É transmitida pelo contato direto com secreções oculares, nasais e bucais do indivíduo afetado e, também, através de objetos que entraram em contato com as secreções de pessoas contaminadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário