As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo município realizaram na manhã desta terça-feira (22) as ações do Dia D da Campanha Novembro Azul, a qual é dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante a manhã foram ministradas palestras, orientações, atividades, sorteios e dinâmicas para todo o público masculino como forma de conscientizá-los sobre os cuidados necessários na prevenção e combate ao câncer de próstata.
A Secretária de Saúde, Maria Emília Pinheiro esteve presente nas unidades de saúde e enalteceu a realização do dia "D", bem como a participação dos homens na ação. Para a secretária, a campanha tem o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce da doença. “É importante estarmos atentos com essa medida de prevenção. Este dia "D", é o momento de parar para pensar que a prevenção é o melhor caminho, por isso os homens devem se cuidar."
Estima-se que até o final de 2016, cerca de 61 mil brasileiros receberão o diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, por isso a importante tarefa da prevenção.
Prevenção
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e alimentos com menos gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como a prática de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência aumentam significativamente após os anos.
Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
Sintomas
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo:
* Micção frequente.
* Fluxo urinário fraco ou interrompido.
* Impotência.
* Vontade de urinar frequentemente à noite.
* Sangue no líquido seminal.
* Dor ou ardor durante a micção.
* Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
* Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.
Por isso fique atento e procure sempre a sua Unidade Básica de Saúde, pois a prevenção é o melhor remédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário