Na manhã desta sexta-feira (28) servidores saúde, assistência social, educação e representantes de conselhos municipais participaram da 1ª Plenária Ampliada sobre Saúde da Mulher.
O tema apresentado foi “Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade”, que tem como objetivo elaborar e propor, em conjunto com os participantes, diretrizes que contribuirão para a elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, além de reafirmar, impulsionar e efetivar esses princípios e diretrizes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa primeira plenária é para pensar em uma perspectiva integral, porque hoje é muito segmentada. A saúde da mulher está relacionada com a inserção da mulher na sociedade.
É um momento propício para pensar as políticas e as propostas para o município, elaborar um plano municipal de política da mulher e pensar na realidade do município. O desafio é discutir a mulher de uma forma geral.
Eixos – Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a discussão de quatro eixos:
Eixo 1 – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres
Eixo 2 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres
Eixo 3 – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres
Eixo 4 – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.
De acordo com a Secretaria Adjunta de Saúde Francisca de Azevedo, o tema foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde.
O Relatório Final da 1ª Plenária Ampliada sobre Saúde da Mulher será encaminhado à 1ª Conferência Macrorregional da Saúde da Mulher para apreciação, que será realizada entre os dias 28 e 30 de maio.