04 abril 2017

Estudantes fazem caminhada contra a dengue em Monte Alegre

Empenhada no combate ao mosquito aedes aegypti, a Prefeitura de Monte Alegre, juntamente a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Centro Educacional José Maria de Aguiar Filho, realizou na tarde de ontem (03) a “Caminhada Integrada de Combate à Dengue” para conscientização da população e contou com a participação de mais de 400 pessoas. 



A população precisa ficar alerta quanto à necessidade da eliminação dos possíveis focos do mosquito, que são espaços onde há acúmulo de água parada. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença. Se cada um fizer a sua parte com certeza vamos combater a dengue.

Durante o percurso os participantes passaram pela Praça Monsenhor Paiva, Rua Major Paiva Paiva, Rua João Lopes Filho, Avenida Juvenal Lamartine e seguiram até Hospital Dr. Lavosier Maia. Em seguida, caminharam pela Rua Ver. Maximo Batista e, por fim, retorno ao Centro Educacional.



A conscientização começou há duas semanas nas escolas, com a confecção de faixas, cartazes e teve a culminância na caminhada. Com o carro de som fizeram parte da mobilização. E não faltou animação e vontade de levar orientações àqueles que conferiram de perto a caminhada. Os alunos do Centro Educacional José Maria de Aguiar Filho, marcaram presença.



A dengue

A dengue é um problema mundial e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor. É uma doença febril aguda, causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. Seu principal vetor é o mosquito aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A primeira geralmente apresenta como sintomas febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, e pode afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A hemorrágica é a mais severa, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e até mesmo óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário