A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou a primeira Plenária de Vigilância em Saúde do município, no Auditório da Educação, na Avenida João de Paiva, nesta quinta-feira (21/09). A plenária reuniu munícipes e profissionais da saúde para discutir práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e os mecanismos adotados para prevenção de doenças.
O objetivo foi discutir a prática da Vigilância em Saúde, vinculada aos processos de trabalho, morbidade e mortalidade e as tendências de agravos que a população vem sofrendo no município. Foi discutido também as possibilidades de planejamento da cidade com relação a esses temas.
A plenária iniciou-se com uma palestra com o tema “Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, ministrada por Rita de Cássia Alencar Nascimento, que é dentista e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Monte Alegre. “A população precisa participar da construção e avaliação do SUS, que é assegurado pela nossa Constituição Federal”, afirmou.
A palestrante disse ainda que a educação em saúde é um dos aspectos mais importantes dos programas e ações de vigilância em saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído com participação popular, através de programas e ações de vigilância em saúde que devem ser respeitados e valorizados”, afirmou Rita de Cássia.
Participaram da plenária, além dos munícipes e profissionais da área da saúde (médicos, agentes comunitários, enfermeiros e agentes de endemias), a secretária municipal de Saúde, Maria Emília Pinheiro; a secretária adjunta municipal de Saúde, Francisca Azevedo; o secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Lincoln; o Procurador Adjunto do município, Silvio Lamartine; o vereador, Fagner Ferreira; representando o secretário municipal de Administração, Cláudia Paiva; representando o secretário municipal de Educação, Mary Enoy; a administradora do Hospital Dr. Lavoisier Maia, Fátima Medeiros; o coordenador de Endemias, João Alves; o subcoordenador de Endemias, Francisco Canindé; e os conselheiros municipais do CMS, representando usuários, trabalhadores e gestores.
Ao final da palestra, foram elaboradas propostas em grupos para o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde, tanto em nível local, quanto regional e nacional, apresentadas em seguida ao plenário. A plenária se encerrou com eleição de oito delegados representando os usuários, trabalhadores e gestores, para a Conferência Regional, que acontecerá no dia 28 de setembro, em Nova Cruz.
O que é Vigilância em Saúde?
No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir disso, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.