05 setembro 2017

Monte Alegre promove Campanha Multivacinação

Entre os dias 11 e 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Alegre promoverá a campanha de multivacinação, uma oportunidade para atualizar as vacinas pendentes na caderneta de crianças e adolescentes. Os munícipes poderão procurar as unidades da atenção básica de saúde do município durante todo o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira. Para os responsáveis que não conseguem levar as criança e adolescentes durante a semana, o dia D para imunização será no sábado, 16 de setembro, das 8h às 17h. A meta é resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos a vacinação será de forma seletiva para a população alvo. As coberturas vacinais são importantes para controlar, eliminar ou erradicar as doenças imunopreviníveis no Brasil, como aconteceu com a varíola e a poliomielite.
No dia D serão atualizadas as cadernetas de crianças e adolescentes  menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O restante da população poderá procurar as unidades de saúde ao longo do ano. Serão avaliadas as cadernetas e aplicadas se necessário as doses para a prevenção de: BCG (Formas graves de Tuberculose), Hepatite B, Penta ( Difteria, tétano, pertussis, Hepatite B e Haemmophilus influenza B), VIP (Poliomielite), VOPb (Poliomielite), Rotavirus humana (Diarreia por rotavirus),   Pneumococica 10 valente ( Miningites, Pneumonias e otites causadas por 10 sorotipos de pneumonias), Meningocócica C conjugada ( Doenças sistêmicas causada pela Neisseria meningitidis do soro grupo C), Febre Amarela, Tríplice viral  (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral  (Sarampo, caxumba rubéola e varicela), DTP  (Difteria, tétano e pertussis), Hepatite A  (Hepatite A), Hepatite B  (Hepatite B), dT  (Difteria e tétano) HPV (Papilomavirus humano), dTpa (Difteria, tétano e coqueluche) para gestantes e Influenza (Gripe). 

É necessário levar a caderneta de vacinação e documento de identificação como certidão de nascimento ou RG e Cartão do SUS. Crianças e adolescentes que tiveram sua caderneta extraviada deverão procurar a unidade onde foram vacinadas para solicitar segunda via. Todas as vacinas passaram por estudo prévio e são indicadas dentro da faixa etária estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização  (PNI) e preconizado pelo Ministério da Saúde. Por este motivo, cada vacina tem sua faixa etária específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário