Ontem (17), no Praia Mar Hotel, gestores e técnicos da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª Região da Saúde do Rio Grande do Norte, estiveram reunidos para debater a Programação Pactuada Integrada (PPI) e as principais necessidades e dificuldades enfrentadas pelos municípios participantes.
A mesa de abertura estava composta por Secretária de Saúde do Município de Natal, Secretário de Saúde do Estado, Diretora do DRAC, Presidente do Cosems e Representante da PPI/SESAP.
A apresentação dos resultados do estudo do PPI – Pactuado x Executado ficou com Luana Maria, Coordenadora da Central Metropolitana da Regulação. Gerando vários debates e esclarecendo muitas dúvidas.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Maria Emília Pinheiro, o encontro teve como intuito a discussão aberta dos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a melhoria do atendimento hospitalar de cada município.
Programação Pactuada Integrada - PPI RN
A Programação Pactuada e Integrada (PPI) é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.
Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Define a programação das ações de saúde em cada território e norteia a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.
O sistema, além de servir de consulta para a programação realizada, demonstra os valores financeiros federais alocados em cada município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário