A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no país, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil. Diante disso, o Ministério da Saúde vai retomar uma campanha específica de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo – entre os dias 6 e 31 de agosto, sendo o dia D em um sábado (18).
A população alvo da campanha são as criança de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias.
O objetivo da campanha é contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola no país.
Atenção país e ou responsáveis o Ministério da Saúde orienta; procure a unidade de saúde mais próxima e atualize a caderneta de vacinação do seu baixinho e para aquele que não sabe se tomou a vacina deve aplicá-la, visto que não há prejuízo para a saúde do indivíduo caso ele receba uma nova dose.
A vacina contra o sarampo está disponível na rede pública em qualquer época do ano. A mais comum é a Tríplice Viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba. A Tetra Viral fornece proteção adicional contra a varicela. São indicadas duas doses em um intervalo de um a dois meses. Em crianças, o intervalo deve ser um pouco maior, sendo a. primeira dose aos 12 e a segunda aos 15 meses de vida.
Se tem infância, tem vacinação.
#VacinaréProteger
Nenhum comentário:
Postar um comentário