Open Planet oferece cursos
para pessoas de 4 a 17 anos.
Programação, robótica e desenvolvimento de games estão entre as atividades.
Crianças e
adolescentes antenados com a tecnologia agora têm uma nova possibilidade de
aprendizado em Natal. A capital potiguar
é sede da primeira unidade da Escola de Tecnologia Open Planet, especializada
no ensino de programação, robótica e desenvolvimento de games para crianças e
adolescentes dos 4 aos 17 anos.
A escola possui
uma metodologia que busca ampliar o raciocínio lógico, a capacidade de criação
colaborativa e o pensamento crítico de uma forma lúdica, dinâmica e divertida.
Venha nos fazer uma visita e conhecer o nosso espaço.
O empresário,
especialista em jogos digitais e professor de programação, Glauber Galvão,
explica que a Open Planet surge em um contexto no qual os jovens estão
buscando, cada vez mais, aprender a programar.
“Tivemos um
primeiro ciclo na década de 80, no qual as pessoas buscavam aprender
programação, mas com linguagens bem mais difíceis que as atuais, o que gerava
desmotivação e as levavam a desistirem dos cursos. Atualmente, temos linguagens
mais fáceis de aprender e todo um aparato tecnológico, de ferramentas de
engajamento que facilitam o aprendizado, como os games, por exemplo”, afirma.
Os cursos
iniciais da Open Planet, Start e Block, são oferecidos, respectivamente, para
crianças de 4 a 6 e de 7 a 9 anos. No primeiro, é utilizado a técnica de
computação desplugada, na qual utiliza-se brincadeiras e atividades lúdicas
para introduzir os conceitos de lógica básica, com jogos de tabuleiros, legos,
dentre outras ferramentas, para que os pequenos comecem a compreender o
universo da computação. Já no segundo curso, a criança começará a lidar com
linguagens de programação efetivas, como o Scratch, desenvolvido pelo MIT, e o
Blockly, desenvolvido pelo Google.
De acordo com o
professor Glauber, a assimilação dessas duas ferramentas é o ponto de partida
para a introdução do Python, uma linguagem de programação de altíssimo nível e
que servirá de base para a trilha seguinte, a Teens Planet.
Para os alunos
pertencentes à faixa etária entre 10 e 17 anos, a escola oferece os cursos
Games e Robotics e Web e Mobile. Neles, os alunos irão trabalhar com frameworks
no desenvolvimento de games em 2D, construção e programação de robôs, além de
desenvolvimento de aplicativos. A trilha Teens Planet aborda conceitos de
projeto de software, segurança e banco de dados.
O diretor
executivo da Open Planet, Carlos Queiroz, enfatiza a necessidade da existência
de espaços onde crianças e jovens possam fazer uso de ferramentas tecnológicas
para abraçar suas potencialidades. “Somos uma escola essencialmente disruptiva.
Nosso diferencial está em trabalhar aspectos como motricidade, lógica,
criatividade, concentração, capacidade de raciocínio e resolução de problemas
de uma forma lúdica e inovadora”, afirma.
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